Imagem capa - Lição para se guardar! por Paulo Henrique Lima
Bate Papo

Lição para se guardar!

E ai, rapaziada! Belezão?


Hoje vou trazer uma adaptação de um post que escrevi no meu antigo blog lá no início do ano de 2010, mas que continua super atual. Vamos nessa?

Bom, o texto original é de 2010 mas a história é um pouquinho mais antiga.

Quando eu iniciei a minha atividade como fotógrafo eu já curtia muito o mundo da fotografia de moda feminina. Isso foi no início de 2001. Nem preciso falar que a essa altura a fotografia digital era uma realidade para poucos, né? E obviamente, a minha primeira câmera foi uma analógica.

Em uma ocasião, minhas grandes amigas Ana Lídia Borges e Marie Nepomuceno me convidaram para fotografar algumas produções suas que seriam enviadas para um concurso nacional de fotografia de moda (Casa de Criadores) no ano de 2003.

Elas conseguiram autorização da faculdade para fazermos os cliques no banheiro feminino do andar em que cursavam o 4º período de Design de Moda. E lá fomos nós!!! Em uma tarde cinzenta e abafada estávamos nós preparando o cenário (banheiro), as modelos e os equipamentos... Pluguei na tomada o meu flash de estúdio, o qual seria utilizado em uma sombrinha difusora (Aquela sombrinha branca “leitosa” que deixa a luz bem suave). Sai para pegar o restante do equipamento e quando voltei senti aquele cheiro de queimado... Meu coração parou por alguns segundos! rs Deu aquele frio na barriga. Pensei: Queimei o único flash de estúdio que eu tenho... Esse banheiro tem pouca iluminação, sem flash de estúdio eu jamais poderei fazer fotografias nítidas, claras e com o contraste que eu queria/precisava... O que fazer agora??!?

Realmente o flash havia queimado devido a voltagem ser 220 e o equipamento, 110. Me restava algumas opções;

- Contar para o pessoal e cancelar tudo... Até desistir do concurso, porque já estávamos bem próximos da data de envio dos materiais;

- “Fingir” para o pessoal que o flash de estúdio não seria necessário naquela situação (para não desestimular a equipe) e fazermos as fotografias assim mesmo.

Optei por prosseguir e utilizar o flash embutido da câmera com o auxílio de um speedlight simples apoiado numa fotocélula (Equipamento que faz o flash secundário disparar ao receber a iluminação do disparo de um primeiro flash).  O clima no ensaio foi maravilhoso. Fizemos as fotografias em meio a boas risadas e muito trabalho duro. O dia foi longo, mas muito produtivo. Dava muito gosto ver como a Marie e a Ana Lídia pensavam em cada detalhe, em cada pose. Foi realmente um dia muito agradável. E assim que finalizamos fomos correndo para revelar o filme e fazer as ampliações 10x15 no único lugar que ficava aberto até aquele horário; O Plaza Shopping. Foram 60 minutos de bastante expectativa.


O final desta história aconteceu em São Paulo no evento de premiação onde nossa fotografia foi exposta. Ficamos entre os dez melhores trabalhos.


Foi com grande alegria que recebemos esse resultado e a principal lição desta jornada: O que importa de verdade para termos bom resultados não é utilizarmos o melhor equipamento simplesmente, mas usarmos da melhor maneira o que tivermos disponível. E o melhor que tínhamos era a nossa vontade de fazer um bom trabalho. As meninas executaram seus papeis com alegria e beleza encantadora. Muito devo a este “sufoco”, pois foi onde aprendi na prática que o melhor recurso do mundo são as pessoas.

Me orgulho muito sim por ter feito parte deste projeto.
E mais uma vez enfatizo o meu apreço por essa equipe, em especial a Marie e a Lídia.
Vocês foram essenciais no meu crescimento profissional e pessoal.
Espero que um dia possamos trabalhar juntos novamente!


Então é isso: Valorizemos o que realmente importa.
Equipamento é show e eu sempre vou querer os melhores também, mas antes disso, saber o que fazer com esse equipamento e principalmente ter as melhores pessoas do seu lado, isso sim vai fazer toda diferença!


Quem quiser conhecer um pouco mais do meu trabalho, acesse meu site: www.paulohlima.com.br e também minhas redes sociais:

Facebook | Instagram - Publicidade & Moda |  Instagram - Decoração e Casamento | Twitter | Flickr |

Um Forte abraço a todos
Até breve!

Paulo Henrique Lima

Ficha Técnica:
Modelos: Jaqueline Dantas e Manoela Pedrosa
Produção: Ana Lídia Borges e Marie Nepomuceno
Fotografia: Paulo Henrique Lima